Twitter

Sala de Leitura



JANEIRO DE 2013

 

   A Sala de Leitura, ambiente vinculado ao Centro de Multimeios Maria das Graças Vasconcelos, pertencente à EEEP Júlio França, tem como objetivo central fomentar hábitos de leitura e escrita. No ano em curso, 2013, iniciamos nossas atividades dando boas vindas aos docentes e discentes da referida instituição através de uma acolhida calorosa que se materializou por meio da nova organização do ambiente supracitado.

   Acolher bem é premissa para a frequência, a permanência e o estabelecimento de vínculos, em especial, mediante nossa preocupação maior, estreitamento de laços entre leituras, livros e a comunidade escolar. Para tanto, nossa Sala de Leitura está assim organizada:





 
   ÁREA INTERNA- Espaço reservado à realização dos trabalhos internos e a guarda de obras cativas, e circulantes nas salas de aula.

ÁREA INTERNA I- Destinada ao acervo docente bem como a livros cativos.

ÁREA INTERNA II- Espaço para acomodação de livros, dicionários a serem emprestados para pesquisas em sala de aula.



ÁREA INTERNA III- Área para realização dos trabalhos burocráticos, restaurações, encapamento, realização de pesquisas de apoio pedagógico, elaboração de projetos, preenchimento de cadastros sistematizados.

 

   ÁREA EXTERNA- Organizada para realização de estudos, leituras, pesquisas ,em especial, dos alunos,a qual pode ser assim dividida:

ÁREA EXTERNA I- Mesas para estudos individualizados, coletivos.


ÁREA  EXTERNA II- Disposição de computadores para organização de trabalhos orientados pelos professores.


ÁREA EXTERNA III- Arquivo de TCCs e Memoriais produzidos pelos alunos.


ÁREA EXTERNA IV- Acervo de paradidáticos. O mesmo é colocado à disposição dos alunos pelo prazo de oito dias com direito à renovação.


 
ÁREA EXTERNA V- Setor de Hemeroteca 

   Todo esse espaço bem como as atividades a serem desenvolvidas contam e contarão com o empenho das profissionais que atuam na Sala de Leitura. Sendo nosso grupo formado pelas professoras:
Christianne Carvalho Lima Pereira;
Francisca do Livramento Araújo;
Francisca Maria  de Vasconcelos Lima;
Maria Silene Freitas;
Rejane Maria da Silva.

   Que os trabalhos sejam frutíferos, que as relações humanas sejam ampliadas e que a aprendizagem seja constante.

Boas vindas a todos!





===============================================
===============================================







FEVEREIRO DE 2013
ACOLHIDA AOS ALUNOS








   Na primeira semana de aula realizamos a acolhida a todos os nossos discentes através de um ambiente acolhedor e de apoio às pesquisas, leituras e escritas.

   Merece destaque a recepção dada aos alunos novatos, turmas de 1os Anos dos Cursos de Redes, Contabilidade e Fruticultura. Esses foram acolhidos em grupos para apresentação do espaço, do acervo e do funcionamento da Sala de Leitura.

Sejam todos muito bem-vindos! 

---------------------------------------------------------------------------------


     LIVRO DIDÁTICO, UM BEM COLETIVO EM CICLO. 
 



   Realizou-se na segunda semana de fevereiro uma das práticas da atividade: Meu + Seu = Nosso. Por meio de visitação às salas de aula anunciamos a sistemática de entrega dos livros didáticos bem como salientamos os necessários cuidados com esses valiosos recursos, tais como: fazer a devida identificação (nome, série, curso) em cada livro, plastificá-los, não escrever neles bem como utilizá-los com responsabilidade e zelo.

   Somou-se a essas orientações a participação da Professora Rejane Silva em um momento da disciplina escolar, no dia 22 do mês supra, para ratificação das informações e notificação da fixação, em cada sala, de uma planilha que apresenta os preços de cada livro no mercado. Tal ação visou conscientizar os nossos jovens de mais um investimento a favor da melhoria, da busca pela verdadeira aprendizagem.

   Querido(a) aluno(a), cuide bem do seu livro didático. No próximo ano, o ciclo continua. Você entrega uns e receberá outros.

Um Ano Letivo de Sucessos!!!!


---------------------------------------------------------------------------------

HOMENAGEM DO MÊS DE FEVEREIRO







   Por ocaisião do 56º aniversário de emancipação política de Bela Cruz, a Sala de Leitura prestou homenagens à nossa terra reverenciando-a através de um fragmento do poeta e historiador belacruzense Vicente Freitas – “Poemeto para Bela Cruz”.
   Nossa clientela foi acolhida com a exposição do texto: 
" Tua história contém tudo: 
   Corpos 
            almas 
              significados 
   Amores 
        belezas 
             paixões
   Orgulho 
          delicadezas 
                  canções 
 Esperanças
            benefícios 
                      doações 
Experiências 
             resultados
                     conclusões...
 (Deleites da terra;
                              lida enfadonha...)
 – Onde a gente de bem trabalha e sonha!"



                        (FREITAS, Vicente. In: As Melhores poesias   do século, Litteris Editora, RJ, 2002)
   Acresceu-se a essa leitura a exposição de um painel em evolução sobre a “Origem do nome da minha Rua” onde várias plaquetas com nomes e explicações sobre as denominações aguçaram a curiosidade dos nossos discentes para a leitura e, as ruas que não estiveram no mural fizeram parte de uma pesquisa dos alunos de suas respectivas ruas, ou seja, a história continua...

   Parabéns, belacruzenses! 


================================================
=================================================

MARÇO DE 2013

14 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA POESIA







 




    A EEEP Júlio França, através de sua Sala e Leitura, celebrou nos dias 13 e 14 de março do ano em curso o Dia Nacional da Poesia, oficialmente celebrado no segundo dia em questão. A proposta que visa estimular a leitura e a escrita dividiu-se em dois momentos:
   No dia 13 aconteceu uma oficina intitulada “ Ofício de escritor”, que reuniu cerca de 50 alunos que têm preferência pela leitura e ou escrevem poesia. Na oportunidade, que se iniciou com a apresentação da justificativa do dia, homenagem ao “Poeta dos Escravos”, o escritor Castro Alves, foi seguida pela acolhida do aluno Francisco Mairton Lima (1º Fruticultura ) que leu sua poesia: “Ser Negro” e culminou com a presença do poeta da comunidade local Vicente Freitas. O autor apresentou sua trajetória como escritor, fez referências a outros autores locais, do nosso estado, do país e do mundo bem como relatou sua experiência como poeta, suas produções, os cuidados ao redigir, os tipos de poesia e deu orientações para leituras e a escrita. No encerramento do encontro sorteio de livros foram feitos e o poeta lançou a proposta de receber uma produção de cada um dos presentes para avaliação, seleção e futura publicação na sua próxima obra.
   No segundo dia, 14, no intuito de aproximar leitores e livros, cada aluno foi recepcionado com a entrega de uma poesia além da exposição de obras poéticas “ No meio do caminho tinha um livro de poesia”.

  Obrigada aos participantes e fica o convite: “Leiamos poesias!”


---------------------------------------------------------------------------------

"SALA DE LEITURA NA SALA DE AULA"




   Durante os dias 18,20,21, 22 e 26 de março do ano em curso a Sala de Leitura esteve desenvolvendo a atividade " Sala de Leitura na Sala de Aula". A proposta foi executada durante as reuniões de Diretores de Turma (Diagnóstica) e teve como alvo propostas voltadas para as temáticas: Educação Fiscal, Cultura Afrodescendente,  Meio Ambiente, Respeito à Pessoa Idosa, PETECA e Cultura de Paz.    
   
   As oficinas elaboradas pelos docentes responsáveis foram desenvolvidas a partir de vídeos, músicas, textos de apoio e apresentações dos trabalhos.

   O diferencial de tal atividade foi a possibilidade de aliar o estudo de temáticas relevantes com a proteção aos tempos pedagógicos.    


---------------------------------------------------------------------------------

SALA DE LEITURA DE OLHO NAS LEITURAS


Prezado(a) aluno(a),


As obras indicadas para o vestibular da UVA 2013.2 são:







* Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto;
* Missionário - Inglês de Sousa;
Helena - Machado de Assis; 
* Senhora - José de Alencar e
* Casa de Pensão-Aluísio de Azevedo.

Prepare-se!




===============================================
===============================================
ABRIL DE 2013



PARTICIPE DO CONCURSO:

Ler é viajar









   A Sala de Leitura lançou no dia 05 de abril do ano em curso o  "Ler é viajar". O referido concurso pretende incentivar o hábito da leitura e escrita dos nossos discentes. Podem se inscrever os alunos matriculados em 2013 e que preencham os formulários informativos sobre as obras lidas .  As informações solicitadas são:  Título, dados sobre autor, edição, editora, citações relevantes, comentário pessoal  e  resumo. Serão vencedores os alunos que mais contabilizarem obras e registros , a cada semestre. Os critérios de avaliação estarão centrados no quantitativo e na melhor produção( clareza, ortografia), sendo a premiação uma viagem cultural.

   Quer participar dessa aventura? Passe na Sala de Leitura e pegue seu livro e o formulário informativo da obra!

   Embarque nessa viagem!

---------------------------------------------------------------------------------


SALA DE LEITURA E CÍRCULO DE LEITURA, 
UMA PARCERIA A FAVOR DO HÁBITO DE LER.

 

   
   Ontem, 09 de abril, uma representação da Sala de Leitura se reuniu com o Círculo de Leitura da nossa Escola. O Projeto, apoiado pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Educação,  tem como alguns dos seus objetivos: Promover o hábito da leitura e desenvolver o gosto pela literatura clássica não apenas como atividade intelectual, mas também como produção cultural e artística;  Apoiar a formação de jovens e adultos que promovam a prática da leitura, reflexão e debate em suas comunidades; Formar jovens lideranças capazes de multiplicar seu conhecimento e capacidade de reflexão junto aos colegas e à comunidade... Tais alvos identificam-se com os da Sala de Leitura, motivo que justifica o encontro que teve como foco estabelecer parcerias para o fomento ao hábito de ler a partir das experiências e das práticas juvenis.

  Os alunos integrantes do Projeto, nossos "Propagadores de Leituras", passarão a ser um elo direto da Sala de Leitura com cada turma da escola. Tal atividade visa estimular a visita à Sala, a leitura e a participação nas atividades programadas por nosso espaço. A pauta do encontro centrou-se no planejamento de  práticas  para a socialização de leituras e estímulo, envolvimento das turmas com o universo da prática do ler.
    
   Obrigada a Professora Régia Adriano (Coordenadora do Círculo)  e a todos os alunos integrantes. 

   
   Que as leituras circulem mais e mais 
nos nossos espaços!!!


---------------------------------------------------------------------------------


 SALA DE LEITURA E LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
 EM BUSCA DE LEITURAS CIENTÍFICAS


   No intuito de estimular as leituras científicas bem como dar visibilidade a integração entre as Feiras locais e até internacionais, o Laboratório de Ciências e a Sala de Leitura apresentaram para a comunidade escolar a inter-relação, a interdependência existente entre esses eventos científicos que têm como alvo o desenvolvimento de pesquisas com vistas, em especial, à melhoria de vida.
   Dessa forma, objetivamos, além de estimular a participação, a integração de nossos discentes,   mostrar que a nossa EXPOCIJUF( Exposição Científica da Escola Júlio França) é porta de acesso a tantos outros encontros científicos .




   Por isso, caro (a) aluno (a), pense em um problema, convide um orientador e investigue!
   Sua pesquisa fará a diferença.

Boas Leituras Científicas!



---------------------------------------------------------------------------------




MINHA COR NO




  Como você já sabe, o Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará, realizado todos os anos mede a escala de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Tal avaliação utiliza, em conformidade com a pontuação atingida, a simbologia das cores abaixo apresentadas e a seguinte classificação:

o   MUITO CRÍTICO, 

o   CRÍTICO ,

o   INTERMEDIÁRIO  e


o   ADEQUADO.
   


    Com vistas a se alcançar um número maior de alunos com o nível adequado (verde), fez-se o convite a todos da escola para se realizar uma auto avalição sobre os dados passados com intenção de se ter um maior número de alunos no nível adequado em 2013. Para tanto, começar a se preparar desde agora é o primeiro passo.
     
E você, qual a sua cor no SPAECE? Já é verde? Se ainda não, esse ano poderá ser! Estude!  






---------------------------------------------------------------------------------
 VOTE E AJUDE-NOS A CONSTRUIR NOSSO 
MENU LITERÁRIO!!!!


   Desde o dia 25 de abril colocamos à disposição da nossa escola a urna de votação para o " Chá Literário" . Nosso intuito é coletar nomes de obras  que desejamos ter no nosso acervo. Dê seu voto, indique uma boa obra! 

===============================================
===============================================
MAIO DE 2013


---------------------------------------------------------------------------------


VISITAÇÃO DE FAMILIARES DOS NOSSOS DISCENTES À SALA DE LEITURA







    Por ocasião da última reunião de pais e mestres ( 03 de maio) , pais e/ou responsáveis por nossos alunos tivemos a oportunidade de apresentar para eles nosso ambiente bem como nossas atividades. Organizados por série/curso os Professores Diretores de Turma conduziram os grupos ao nosso espaço e com cada, tivemos a possibilidade de intensificar o pedido de estimular o hábito de ler de cada um dos nossos alunos.

   Foi um momento muito rico, pois viabilizou um contato mais próximo conosco e serviu para firmarmos uma parceria família-leitura e escola.     

---------------------------------------------------------------------------------


CHÁ LITERÁRIO

Um encontro entre amigos e livros
regado ao sabor de chás




    Nossa Sala de Leitura realizará no dia 24 de maio o I Chá Literário. Pretendemos reunir professores, funcionários que por nossa instituição passaram bem como os que estão em atuação. Além desses,amigos, concedendes, representantes das Secretarias também fazem parte de nossa lista.  O evento tem como objetivos reunir amigos e arrecadar obras literárias para nosso acervo.
Almejamos que seja um sucesso! 

---------------------------------------------------------------------------------

 

        
          Foi apresentado no dia de hoje, 17 de maio, durante o momento da disciplina, os alunos que serão os monitores do Livro Didático. 
      A proposta tem como alvo reorganizarmos tais recursos didáticos na sala de aula.
       Nossos colaboradores serão:
  • 1° Ano Fruticultura: Raisa Alana dos Santos e João Carlos do Nasciemnto;
  • 2° Ano Fruticultura: Antônia Deisiane da Silva e Antônio Juliel dos Santos;
  • 3° Ano Fruticultura: Daiana Aparecida Pessoa e Ana Vanessa Rocha;
  • 1° Ano Redes: Ana Karolina Rocha e Levi Freire da Rocha;
  • 2° Ano Redes: Marcus Vinícius de Sousa Pinto e Francisco Eduardo de Paulo;
  • 3° Ano INformática: Maíra Nasciemtno Rocha. Maria Lorena Vasconcelos e Francisco Aloísio Vasconcelos;
  • 1° Ano Contabilidade: Pedro Hugo Carvalho e Taís Sílvia Morais;
  • 2° Ano Enfermagem: Francisco Keidson Sousa e Larissa Moura Moreira e
  • 3° Ano Enfermagem: Érica Elize Vasconcelos e Andreza Maria da Costa.
Desde já, nossos agradecimentos a todos.


---------------------------------------------------------------------------------

CHÁ LITERÁRIO

Um encontro entre amigos e livros
regado ao sabor de chás.
  



       A E.E.E.P. Júlio França, através de sua Sala de Leitura, realizou no último dia 24 um encontro com docentes, representação discente, ex-professores, representantes das secretarias e escolas municipais,escritores locais, representantes da 3a CREDE, bem como membros da comunidade local. O evento intitulado “Chá Literário” teve como intuito arrecadar obras literárias, indicadas pelos alunos, e, posteriormente selecionadas, para a ampliação do nosso acervo.
      A programação contou com:
  • Análise dos dados da última pesquisa do II Seminário Nacional Retratos da Leitura do Brasil,





  • Recitação de poesias feita pelos alunos dos Círculos de Leitura da escola, 




  • Músicas advindas inicialmente de poesias (Canteiros de Cecília Meireles e Rosa de Hiroshima de Vinícius de Moraes, por exemplo), 





  • Socialização e indicação de obras,
















  •  Músicas instrumentais tocadas por nossos alunos saxofonistas,





  • Além do serviço de chás.













 







 
   O momento foi extremamente rico tanto pelo encontro, tanto pela recepção das obras tão gentilmente doadas pelos convidados. Fica agora o nosso compromisso de dar pernas,dar braços, dar cor à ação, aos recursos adquiridos com vistas a cativar e aumentar o nosso número de leitores


















     Nossos agradecimentos a todos que apoiaram e tornaram possível a realização desse momento, bem como de planejamentos e futuras práticas centradas em leituras, plantadas aqui e colhidas futuramente.Que sejam abençoados os frutos!

Obrigada a todos pela presença!
 






===============================================

===============================================

JUNHO DE 2013


ATENÇÃO ARTISTAS DA NOSSA ESCOLA !!!!!

   Estaremos apresentando na abertura da Semana de Língua Portuguesa uma exposição de trabalhos artísticos. Se você tem habilidade para desenhar, pintar venha compôr nossa constelação.

    Inscrição:  06 e 07 de junho
    Recebimento dos trabalhos: Até 14 de junho.

    Maiores informações na Sala de Leitura.  
---------------------------------------------------------------------------------
HOMENAGEM A PATATIVA DO ASSARÉ
PROJETO: " A TRAJETÓRIA DO PÁSSARO CEARENSE"



   

    Tendo por base o mês junino, carregado das representações das nossas marcas culturais, faz-se necessário propagar tais traços que nos evidenciam. Tendo por base essa análise é que a Sala de Leitura propôs o presente projeto que teve por alvo estudar, divulgar o nome e a obra de Antônio Gonçalves da Silva, cearense de Assaré, que expressou através de seus cordéis o modo de ser, de viver, de sofrer, de crer... do nosso povo. Esse nordestino merece destaque tendo em vista que dedicou sua vida à produção de cultura popular (voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta. Segundo ( FEITOSA, 2003) “Patativa é considerado o gênio da literatura cearense, por ser um poeta dotado de habilidades especiais. Ele sempre teve consciência do seu dom e do seu valor como poeta” .

      Na oportunidade pudemos refletir sobre a arte da poesia de Patativa do Assaré, conhecer as poesias do escritor em estudo, valorizar os escritores, produtores locais, integrar os alunos ao universo da poesia (cordel) por meio da leitura e da produção, divulgar a cultura e as manifestações artísticas do nosso estado, do nosso país e autoanalisar-se enquanto cidadão cearense através da confecção de painel em homenagem ao poeta, exposição de textos do escritor, apresentação da vida e da obra de Patativa, leitura de textos do autor, produção e troca de mensagens que foram depositados no Correiro dos versos, a diversidade de práticas permitiu o bom envolvimento dos alunos e sem dúvida gerou mais conhecimentos para a comunidade escolar.

 
---------------------------------------------------------------------------------
"SOLETRANDO NA EJUF"


   Contribuir para o trabalho docente com vistas a melhoria da expressão escrita dos nossos alunos nossa Sala de Leitura se propôs a, junto com o professor dos 1ºs Anos, Raimundo Wilson, fomentar práticas que estimulem a escrita de forma adequada.

 



                             JOÃO CÉSAR

 

                                              CARLOS JANDER

                   


   MATEUS ANDERSON


     O "Soletrando na EJUF" foi realizado por etapa. Na primeira,  se realizou uma prévia  em sala de aula e aqueles que melhor pontuaram foram para o momento principal, que se realizou no encerramento da semana da Língua Portuguesa, onde os participantes: João César do 1º Redes de Computadores, Carlos Jander do 1º Contabilidade e Mateus Anderson do 1º Fruticultura, receberam um certificado pela participação e o vencedor, aluno da turma do 1o Ano Redes, foi presenteado com uma viagem para o Planetário Rubens de Azevedo.


---------------------------------------------------------------------------------
VEJA COMO FICOU A
I EXPOSIÇÃO DE ARTE DA JÚLIO FRANÇA
 

     Buscando conhecer as competências e habilidades artísticas dos alunos, nosso ambiente, organizou a primeira Exposição de Arte da Escola Júlio França " EXPARJUF",a mesma fez parte da programação da Semana da Língua Portuguesa.


O ESPAÇO





DETALHES DE ALGUMAS OBRAS



Primavera - Alana Pereira  

Registrando Memórias- Joyce Rhanna

             
            Reflexões sobre o Futuo -  Rodrigo do Nascimento


 Duas realidades diferentes- Deyson Silva

                            
                            Santa Ceia - Queidson Sousa


ALGUNS DOS ARTISTAS


  











===============================================
===============================================

 AGOSTO 2013

LEITURAS DO PRIMEIRO SEMESTRE 
     Objetivando analisar e incentivar as leituras realizadas por nossos alunos,  expusemos os dados estatísticos dos leitores por turma e mês, bem como o "ranking"  entre as turmas.  


COLOCAÇÃO
TURMAS
1º LUGAR
1º FRUTICULTURA
2 ° LUGAR
1º CONTABILIDADE
3° LUGAR
1º REDES
4° LUGAR
3º INFORMÁTICA
5° LUGAR
2º REDES
6° LUGAR
2º FRUTICULTURA
7° LUGAR
3º ENFERMAGEM
8° LUGAR
2º ENFERMAGEM
9° LUGAR
3º FRUTICULTURA
   

 Desafie sua turma para ultrapassar  a própria posição!


---------------------------------------------------------------------

"FRUTOS DO CHÁ LITERÁRIO"









      Nossa Sala de Leitura  realizou no dia 07 de agosto  uma exposição de livros arrecadados através do  Chá Literário. O encontro, entre membros da comunidade escolar e local, rendeu uma média de oitenta títulos para o acervo da escola e teve como alvos ampliar o acervo de obras da instituição bem como estimular, disseminar o hábito de ler.

    Queridos(as) alunos(as), boas e novas leituras!



-----------------------------------------------------
LEITORES EM DESTAQUE:



I -VENCEDORES DO CONCURSO 






             









    Carlos Jander Vasconcelos  Morais(1º Contabilidade)  e Joyce  Rhanna Oliveira( 2º Fruticultura) são os vencedores do Concurso dos fichamentos das obras literárias lidas no primeiro semestre.
  
       O vale viagem ao Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza, com direito a uma sessão no Planetário é um a pequena mostra das tantas viagens proporcionadas pelos livros por vocês lidos. Parabéns!


        ----------------------------------------------------------------------
 II-  LEITOR EFETIVO DA TURMA

   Aluno(a) Destaque em livros lidos, primeiro semestre 2013.
 


Muitas viagens!!!!









 

Muitas e valorosas leituras para vocês!

Mais e mais leituras!

 Sucessos! 

-----------------------------------------------------
                           
QUEM PROCURA ACHA MATEMÁTICA


       Durante o período de 19 a 23 de agosto, voltamo-nos para a atividade " Quem procura acha Matemática",  trabalho em parceria com os professores Neto e Assis com vistas à realização da I Mostra da Matemática da E.E.E.P. Júlio França. 


 




      Nossas práticas centraram-se em ambientar a Sala de Leitura com curiosidades , poesias e jogos matemáticos; realização de palestras voltadas para a aplicabilidade da matemática no nosso cotidiano, realizadas pelo Professor e Engenheiro Civil Mauro Vasconcelos e Engenheiro Tiago Vasconcelos)  e apoiamos a culminância da Mostra, que teve como destaque o agrupamento da escola nas equipes vermelha e azul para uma disputa através do Jogo " Passa e Repassa", com direito a "Torta na cara"; tudo pautado em questões de raciocínio lógico e matemática.

           Parabéns aos alunos pelos trabalhos expostos, pela participação.

           
-------------------------------------------------------------                       
FORTALECENDO   PRÁTICAS    PARA MELHORIAS    NO     ENEM



        Proteger os tempos pedagógicos da Escola é preocupação coletiva, por isso, tendo em vista o calendário das reuniões dos PDT´s, nós, da Sala de Leitura, oportunizamos aos alunos dos 2ºs Anos alguns aulões, dentre eles destacamos o Aulão de Química, feito pelo Professor convidado- Fabiano Araújo.


 

           
            Na oportunidade foi feita uma abordagem geral sobre o que é o Enem , seu estilo de questão, principais orientações para uma boa prova, além do foco central: "bizus" para analisar e responder corretamente questões de Química. Vale destacar uma experiência científica realizada pelo convidado e a mensagem motivacional.
              Somos gratas pela atenção de todos e, em especial, obrigada, Professor Fabiano!

-------------------------------------------------------------


SALA DE LEITURA DE OLHO NAS LEITURAS II


Prezado(a) aluno(a),


As obras indicadas para o vestibular da UVA 2014.1 são:
 
 



*  Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto;
*  A Carne - Júlio Ribeiro;
Helena - Machado de Assis; 
*  O Seminarista - Bernardo Guimarães e
*  Casa de Pensão - Aluísio de Azevedo.

Prepare-se!


-------------------------------------------------------------

MOSTRA DA CULTURA
LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL.



             
     Para comemorar o dia 22 de agosto, data que, segundo o Decreto Nº 56747 de 17/08/1965, é para a celebração do conhecimento, sabedoria, dos hábitos e manifestações populares, nossa Sala de Leitura realizou, no encerramento do mês,em relato, uma Mostra dos Traços Culturais da nossa gente.  






       Por meio dessa prática, objetivamos desenvolver a compreensão de que os traços da cultura popular, suas manifestações  retratam quem somos, como vivemos e encaminham os rumos do nosso povo, para tanto, conhcermo-nos é fundamental.

REPRESENTAÇÃO DA FESTA DO REISADO


NOSSA ARTE ATRAVÉS DO BORDADO, CROCHÊ E RENDA, AO FUNDO EXEMPLARES DE LENDAS E ARTESANTO


REPRESENTAÇÃO DOS TRANÇADOS E CESTARIAS (À FRENTE) ALÉM DOS TRABALHOS COM CERÂMICA( IMAGEM À ESQUERDA), AO FUNDO XILOGRAVURAS E TRAVA-LÍNGUAS.


ARTESANATO A PARTIR DO COCO E TALOS DE CARNAUBEIRA

 

===============================================
===============================================

 SETEMBRO 2013

VIAGENS CULTURAIS
 
       O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura  e a E.E.E.P. Jaime Alencar de Oliveira, ambos localizados em Fortaleza, foram palco de visitação dos alunos da E.E.E.P. Júlio França no  dia 12 de setembro. 

 





 
     O passeio cultural foi uma premiação aos alunos destaques em seleções internas da escola, tais como: Ler é viajar, Interação Literária, Criação do "slogan" para a Semana da Língua Portuguesa, Concurso de  Redação " Meu curso, meu futuro", Soletrando na EJUF bem como um brinde aos discentes que integram os Círculos de Leitura.
      Parabéns aos participantes e  a próxima rodada de premiações está lançada. Você poderá ser nosso mais novo passageiro. Fique atento!
    

-------------------------------------------------------------



CONCURSO: "JOVENS ARGUMENTANDO 
ATRAVÉS DA ESCRITA"



       
          O conhecimento é, indubitavelmente, a ferramenta mais poderosa dos últimos tempos.Ter vez e voz se faz presente por meio dele e se materializa através dos nossos argumentos. Para tanto, é preciso ler, escrever, explorar o universo dos símbolos, das palavras, do dito e até do "não dito". Conscientes dessa necessidade a Sala de Leitura desenvolveu o Concurso "Jovens argumentando através da escrita".

      A promoção dessa atividade, organizada em três etapas, visou estimular o exercício da escrita bem como analisar  redações  a partir das competências avaliadas no ENEM. A primeira fase foi destinada a encontros que objetivaram revisar o que é um texto dissertativo-argumentativo e as estratégias de argumentação; já a segunda, voltou-se para a montagem de um painel contendo os principais erros cometidos na redação do ENEM e, por fim realizou-se, no dia 04 de outubro a produção textual em si.  






===============================================
===============================================



  OUTUBRO 2013



 MOBILIZAÇÃO PARA O ENEM

  Está chegando a hora. Todos os trabalhos empreendidos para um bom êxito no ENEM serão testados. Lembrem-se que cada um de vocês conta com a nossa força, com a nossa torcida para que tudo dê certo. Porém, não esqueça que :

                    

           
           Aproveite o tempo que falta!


Boa sorte!

-------------------------------------------------------------

                PARABÉNS, PROFESSOR!





        Estimados professores da nossa escola, muito obrigada pelo empenho, pela parceria nas atividades projetadas pela Sala de Leitura.
     Seu esforço, sua determinação nos auxilia a realizarmos nossas práticas.  
         Você faz parte, contribui para o nosso sucesso. 

Felicidades! 


-------------------------------------------------------------
 
CENTENÁRIO VINÍCIUS DE MORAES



   Para comemorar uma data tão grandiosa como o aniversário de nascimento do grande Vinícius de Moraes(19/10), nossa Sala de Leitura encerrou o ciclo de homenagens, iniciado  pelos LIEs, através da programação da semana da poesia; acrescido, durante a Hispanidad, por meio da apresentação musical de " Garota de Ipanema" através do incentivo à leitura de poesias do aniversariante.
   Ler, ouvir composições de Vinícius foi o nosso objetivo maior. Para tanto, desde a entrada da escola, nosso mural de acolhida o saudava  e conduzia nossos alunos à Exposição "Vinícius para todas as idades". Com uma ala destinada às obras infantis e outra, aos apaixonados de todas as idades celebramos nosso " poetinha", forma tão carinhosa que  ficou conhecido.
   Somaram-se a essas práticas os murais : " Oferta de poesias", tendo cada ambiente um painel com diversas poesias de Vinícius que foram expostas com o nome de cada integrante e espaço para a pessoa a ser ofertada. Além disso ainda almoçamos ao som das belas composições do homenageado.  
   Almejamos ter sido o primeiro, mais intenso, de tantos outros contato dos nossos discentes com Vinícius, pois como diria ele mesmo: ,"Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo".
    Leiamos Vinícius!
       
O ESPAÇO DA EXPOSIÇÃO


AS OBRAS , AS POESIAS MAIS CONHECIDAS


ANTOLOGIAS POÉTICAS


OBRAS QUE CELEBRAM O AMOR


ESPAÇO INFANTIL PARA A ARCA DE NOÉ



                                                                MURAIS DAS SALAS






 


 VISITAÇÃO DO NOSSO PÚBLICO
 

 



-------------------------------------------------------------


 29 DE OUTUBRO:
  DIA NACIONAL DO LIVRO 

  
" Ler te protege até da solidão".
Autor desconhecido




===============================================
===============================================



NOVEMBRO 2013



ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA DIVULGAÇÃO DO CONCURSO: 

"A IMPORTÂNCIA DA REFINARIA PREMIUM PARA O CEARÁ E PARA O BRASIL "






        A E.E.E.P. Júlio França juntamente com sua Sala de Leitura abraçaram o Projeto lançado pela Assembléia Legislativa do Estado do Ceará sobre " A importância da Refinaria Premium para o Ceará e para o Brasil".
     O concurso que objetivou divulgar a importância da Refinaria, bem como conscientizar a população sobre a necessidade de uma mobilização para cobrar da Petrobrás e do Governo Federal o cumprimento da proposta também mostrou os inúmeros benefícios que virão para o Ceará e para o Brasil. 
  Para assegurar o conhecimento do concurso divulgamos para os alunos em horário de disciplina escolar e trabalhamos com grupos de estudo a fim de conhecerem melhor a proposta. Também foram apresentadas temáticas para aprofundamento que visaram contribuir para a construção da argumentação.        
  Nossos agradecimentos aos alunos participantes e parabéns aos finalistas: Rodrigo Nascimento, Bianca Araújo, Andersa Costa e Letícia Lopes.  

      Agora é só torcer e aguardar!

-----------------------------------------------------------------

 OLHA AÍ GALERINHA DO CONCURSO
"Jovens argumentando através da escrita"!



 A VENCEDORA É:







Leide Carolaine
2º Ano Enfermagem



PARABÉNS!

-----------------------------------------------------------------



TROCAS LITERÁRIAS 
 




      Visando propiciar um momento de estudo sobre as obras indicadas para o vestibular da UVA 2014.1,realizamos no dia 29 o encontro intitulado " Trocas literárias" para vinte e cinco discentes inscritos no vestibular supracitado.
     O momento, conduzido pela professora convidada Jannie Pontes, serviu para socializar as obras bem como analisar as características literárias de Triste fim de Policarpo Quaresma, A Carne, Casa de Pensão, Helena e O Seminarista. 
       A instituição deseja sucessos a todos os inscritos!



===============================================
===============================================


DEZEMBRO 2013


 CONCURSO: CARTÃO NATALINO
      

   
    
    Tendo em vista estimular a produção artística de  nossos alunos promovemos o I Concurso de Cartão de Natal da E.E.E.P. Júlio França.
    Avaliar  as habilidades artísticas e a mensagem  natalina a ser disseminada foram nossos focos, sendo o aluno Francisco Queidson Sousa, 2° Ano Enfermagem o vencedor.
Parabéns!

-----------------------------------------------------------------

    DEVOLUTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS

    Estimados alunos, conforme combinado na disciplina de sexta-feira, dia 02 de dezembro, a devolução dos livros didáticos acontecerão de acordo com os blocos de provas.    
  Lembre-se que os seus livros em 2014 servirão para um outro colega.
   Muito obrigada pela cooperação!
  



-----------------------------------------------------------------

BOAS FESTAS!

    Uma árvore de livros para lembrar que somos feitos de histórias, de conhecimentos, de ensinamentos e de aprendizados.




      Que o ano que finda represente muitos aprendizados e que o ano que chega seja um percurso de aprendizagens pessoais e coletivas.

Felicidades a todos!


-----------------------------------------------------------------

HORA DE AGRADECER! 







   A todos que contribuiram  para a realização das nossas atividades, dos nossos projetos sinceros agradecimentos pelo apoio. 
     Muitas bênçãos para a vida de cada um. 






----------------------------------------------------------

 

 




 

          
      


        






 


  





0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Diretor de Turma Rumo à Universidade Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons
Downloaded from Free Website Templates