Twitter

ENEM

ENEM


http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-estudante.htm









                              
                                              http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/

Temas de Redação já cobrados no ENEM

Confira os temas que já apareceram na redação do Enem

Ano
Temática da Redação
2012
Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011
Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010
O trabalho na construção da dignidade humana
2009
O indivíduo frente à ética nacional
2008
Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007
O desafio de se conviver com as diferenças
2006
O poder de transformação da leitura
2005
O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004
Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003
A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002
O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2001
Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2000
Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
1999
Cidadania e participação social
1998
Viver e aprender

LEIA MAIS: http://www.enem.vestibulandoweb.com.br/temas-redacao-enem.html



Enem 2013

Simulado online - ENEM
                                    CLIQUE no Lik: http://preteste.geekieteste.com.br/seduc-ce/landing

Simuladão ENEM - LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS 


Acesse o site Descomplica e verifique todas as disciplinas 

Site Descomplica - Você em primeiro lugar no ENEM 2013




























Enem 2013: Temas Que Podem Motivar a Redação



Casamento gay

Contexto: Algumas nações vêm reconhecendo o casamento entre pessoas do mesmo sexo, caso de Argentina, França Uruguai— o assunto está ainda na pauta de Grã-Bretanha e de vários estados americanos O tema também avançou no Brasil. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável homossexual. Em maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que obriga os cartórios a realizar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo — a medida ainda pode ser contestada no STF. Até então, os cartórios podiam se recusar a reconhecer tais uniões, e os casais precisavam recorrer à Justiça.
O assunto pode motivar abordagens como a igualdade de todos perante a lei ou ainda os novos arranjos familiares.
Desenvolvimento: A questão da igualdade de direitos é de fato o primeiro ponto a ser avaliado, diz Eclícia Pereira, professora de redação do Cursinho da Poli. No caso, casais homossexuais passam a ter as mesmas garantias e obrigações dos demais perante a lei.
Outra questão a ser observada é a mudança da estrutura familiar em curso. Além do núcleo tradicional — formado por pai, mãe e filhos —, estabelecem-se outros arranjos, a partir dos casais formados por parceiros do mesmo sexo. Até mesmo a adoção de crianças por esses casais pode ser um tema abordado.
Tenha cuidado: Para a redação do Enem, não importa sua opção sexual. Essa é, aos olhos dos examinadores, uma questão privada. O imporante é reconhecer no assunto um fenômeno social, que tem consequências e desdobramentos na vida de muitos cidadãos.

Energias alternativas e matriz energética brasileira

Temas relacionados à geração de energia, incluindo novas fontes, têm grandes chances de aparecer no Enem. “Energia constitui uma rede de assuntos que se conecta com conhecimento de outras áreas. É o caso de física, química, termodinâmica, meio ambiente e poluição”, diz Joel Pontim, professor de química do Cursinho da Poli.
É importante, então, entender melhor as vantagens e desvantagens de cada um dos elementos da matriz energética brasileira, a começar pelo Plano Nacional de Energia, que prevê a construção de quatro novas usinas nucleares até 2030: se projeto for levado adiante, Angra 3 deve ser inaugurada em 2015 —Angra 1 e 2 já estão em operação.
É fundamental também compreender as controvérsias envolvendo a exploração de petróleo nas áreas do Pré-Sal e a construção da usina de Belo Monte, no Pará — além dos impactos dessas ações no meio ambiente. A leitura sobre energias alternativas, em desenvolvimeto.

'Importação' de médicos cubanos

  Em maio, o governo brasileiro anunciou que pode autorizar a imigração de 6 000 médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil, local carente desse tipo de mão de obra. O anúncio não foi bem recebido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que alegou que não há falta de profissionais no Brasil, mas má distribuição deles pelas regiões do território nacional.
Outra controvérsia a respeito é que o projeto aceitaria a atuação desses profissionais sem exigir deles a realização do Revalida, prova de revalidação do diploma obrigatória para quem se formou fora do país e pretende atuar aqui. Possibilidades de intercâmbio em outras áreas e com outros países estão na mira do ministro a Saúde, Alexandre Padilha.
Rui Alves Gomes de Sá, diretor pedagógico do curso Pré-Enem, da Abril Educação, avalia que o assunto pode ser abordado no Enem sob a ótica do imediatismo — ou seja, medidas paliativas adotadas às pressas para tratar de problemas importantes. “Em lugar de planejar a formação de mais médicos e de aprimorar a educação nacional, tenta-se resolver o problema de forma apressada, sem análise de consequências”, diz Sá. 

O papel do Brasil no mundo

  Figurando no bloco das nações emergentes, o Brasil ascendeu economicamente sem deixar de lado a redução da desigualdade social, como apontou o recente Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) 2013. A previsão é de que o país, juntamente com China e Índia, respondam em 2050 por 40% da riqueza global.
Outro indicador do prestígio do Brasil no mundo foi a eleição do diplomata Roberto Azevêdo para o posto de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) — ele assume o cargo em setembro. É a primeira vez na história que um latino-americano alcança o posto máximo da organização, dedicada a promover o comércio entre nações e resolver litígios de transações entre elas.
“Como país emergente, o Brasil se tornou um ator relevante na discussão de questões mundiais”, diz o professor Rui Alves Gomes de Sá, diretor pedagógico do curso Pré-Enem, da Abril Educação. 

Redução da maioridade penal 

  A discussão sobre a redução da maioridade penal para 16 anos voltou à tona em 2013 com o crescimento de crimes, muitos deles violentos, cometidos por jovens com menos de 18 anos. A mudança é defendida por políticos como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que propõe uma alteração no código do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — que prevê que um jovem seja considerado culpado por suas ações apenas depois dos 18 anos. Isso faz com que a privação de liberdade para menores de idade infratores não supere os três anos.
O debate tem considerado a realidade de outras nações. Nos Estados Unidos, por exemplo, não existe uma lei específica sobre idade mínima para prisão; na Irlanda, os adolescentes podem ser penalmente responsabilizados por qualquer delito a partir dos 12 anos; no Japão, a partir dos 14. Na Suécia, adolescentes de 15 anos já podem ser presos.

O legado da Copa do Mundo de 2014

  A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo 2014 provocou a desconfiança de muitos brasileiros, que temiam que as autoridades repetissem erros na preparação de outros eventos. A apreensão tem se confirmado conforme se aproxima a Copa, com atraso na entrega de estádios, gasto excessivo de dinheiro público e falta de perspectiva de mudança na infraestrutura do país.
Obras de mobilidade urbana e de expansão dos sistemas de transportes públicos, essenciais também para a realização da Olimpíada de 2016, mal saíram do lugar. O mesmo ocorre com aeroportos.
“É importante observar aí um traço da cultura brasileira de deixar tudo para a última hora. Além disso, há um componente intencional, que provoca superfaturamento de obras e despesas extras, relegando o interesse público a segundo plano”, analisou Rui Alves Gomes de Sá, diretor pedagógico do curso Pré-Enem, da Abril Educação. “O maior legado da Copa deveria ser mudar, para melhor, a vida do brasileiro.”

Tragédias no Brasil e o caso de Santa Maria

  O trágico incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), em 27 de janeiro, que fez 242 vítimas fatais, pode motivar questões sobre falta de planejamento e de observação das leis por parte da sociedade brasileira. Só depois do episódio é que boa parte das cidades brasileiras passou a vistoriar casas noturnas e a exigir medidas de prevenção a incêndios e superlotação. Centenas de vidas poderiam ter sido poupadas se a fiscalização correta tivesse sido feita.
“Não existe um planejamento para evitar o acidente. Infelizmente, no Brasil, o normal é esperar que algo aconteça para só então tomar providências”, diz o professor e diretor pedagógico Rui Alves Gomes de Sá.

Leia mais sobre o Enem 2013



Dia E – ENEM na Escola Júlio França

A EEEP Júlio França com o objetivo de incentivar a motivação e o compromisso dos alunos em participarem efetivamente do ENEM, culminou suas ações voltadas para a preparação dos alunos de 2º e 3º ano para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta sexta-feira, dia 25 de novembro de 2013 com o evento Dia E – ENEM na Escola. Na abertura do evento, em momento cívico, todos cantaram o Hino Nacional, logo depois o grupo de pagode da escola composto pelos alunos do 1ª Ano Fruticultura: Lucas Morais, Mateus Anderson, Henrique Rios, Samuel Alysson, Emanuel Vitor, Ermeson Soares e Maicon Douglas do 2ª Ano Enfermagem, tocaram e cantaram o Hino do Estado. Na sequência aconteceu um Aulão de Português, que foi conduzido pelos professores Antônio José (Toinho) e Raimundo Wilson. Logo após, os alunos do 1º Ano Contabilidade: Maíra, Flávia, Lívia, Keila, Thaís, Camila, Bruno e Nathanna recitaram uma poesia criada pelos alunos sobre o Enem.
Na programação, o evento também contou com a participação especial dos professores da escola apresentando a Escolinha do Professor Júlio França rumo ao ENEM, com o objetivo de repassar de maneira divertida todas as orientações necessárias para realização da prova. Ainda, houve um momento com dicas de filmes e músicas que poderiam cair no exame com o prof. multiplicador da Crede 3 Marquedonen e a Coordenadora Regional do PPDT Socorro Brandão e um show de louvor com o Grupo Filhos de Sião da cidade de Marco. O momento proporcionou aos educandos além de várias dicas importantes para uma boa realização das provas, atividades direcionadas de descontração e motivação, que acrescentaram características especiais ao processo de aprendizagem.

 

Enem 2012

Inscrição Enem 2012
Ciclo de Palestras
Recepção para o Simulado Enem 2012
Recepção dos alunos nas escolas polos para a realização do ENEM 2012




ALUNOS DA E.E.E.P. JÚLIO FRANÇA 
PARTICIPARAM DO AULÃO DO PACHECÃO 

      No último dia 06 de agosto, uma representação de nossa escola esteve presente no Ginásio Esportivo Dr. Plínio Pompeu, em Sobral, para participar do Aulão, organizado pela SEDUC-CE, com o Professor Pachecão. O evento contou a palavra de estímulo aos estudantes da Secretária Izolda Cela, um  show de Rock que envolveu os alunos, exibição de vídeos com depoimentos exitosos de discentes da rede estadual , a palestra de incentivo, de superação do Professor Pachecão, o momento mais esperado, e, por fim, fez-se o sorteio de "pen drives" e um "tablet" .
     
      O encontro foi muito rico e ficou a lição:
 ESFORÇO + DISCIPLINA + DETERMINAÇÃO = SUCESSO NO ENEM
O PÚBLICO



PALAVRA DA SECRETÁRIA


                                                                  SHOW DE ROCK


              NOSSA REPRESENTAÇÃO
                                                          PROF. PACHECÃO E NOSSO GRUPO







===============================================



Acompanhe aqui um Quiz sobre questões de Enem ENTRAR



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Diretor de Turma Rumo à Universidade Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons
Downloaded from Free Website Templates