Twitter

LIEs



Escola Esta dual de Educação Profissional Júlio França


CARACTERIZAÇÃO DOS LIEs


- Os LEIS são ambientes interativos de aprendizado, o aprendizado é entendido como a construção individual e/ou coletiva do conhecimento a partir de atividades de exploração, investigação e descoberta.
- Os princípios que embasam um AIA (Ambientes Interativos de Aprendizagem) incluem:
- Construção e não instrução: estudantes aprendem mais efetivamente construindo seu próprio conhecimento, não sendo ensinados por meio da leitura nem por meio de uma seqüência organizada de exercício-e-prática; - Controle do estudante e não controle do sistema: o estudante tem um controle não exclusivo, mas mais significativo da interação na aprendizagem; individualização é determinada pelo estudante e não pelo sistema.

ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES DOS LIEs


- Participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP),  dos planejamentos pedagógicos e das atividades relacionadas ao uso das TIC;
- Planejar e desenvolver com os educadores atividades interdisciplinares, utilizando as TIC no contexto curricular;
- Promover em parceria com o NTE formação continuada em serviço, de professores, para fomentar o uso das tecnologias na prática pedagógica;
- Elaborar Plano de Trabalho, tendo como base o projeto de utilização do LEI e os resultados de aprendizagem;
- Desenvolver, junto aos educadores e educandos, competências e habilidades no uso das TIC, de forma a propiciar a integração das mídias no apoio das atividades curriculares;
- Enviar ao NTE, mensalmente, instrumento de registro que possibilitem diagnóstico, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas no LEI;
- Apoiar ações desenvolvidas de forma colaborativa com os educadores, visando à implementação de projetos de aprendizagem, utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC;
- Criar espaços de estudo e pesquisa para a comunidade escolar  no sentido de incentivar a cultura da investigação e produção científica;
- Construir em conjunto com a comunidade escolar normas de utilização,  convivência  e conservação do LEI, ficando na responsabilidade de comunicar ao NTE eventuais problemas técnicos (hardware/software).



Atividade realizadas no Ano de 2011

Confira as ações realizadas pelos Laboratórios de Informática Educativa (LIEs) da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França.
LIE 01 - Coordenadora Janaélya Onorato
LIE 02 - Coordenadora Socorro Vasconcelos

Será exposto aqui nesse espaço os acontecimentos que foram destaques em uma ordem cronológica através de relatos e fotos de cada ação.
No decorrer deste ano de 2011, as coordenadoras dos Laboratórios de Informática Educativa, Janaélya Queiroz Onorato e Maria do Socorro Vasconcelos, desenvolveram diversos projetos e ações para auxiliar alunos e professores no processo de ensino e aprendizado.

– Cadastro, entrega das senhas e apresentação do ambiente Thinkquest para os alunos de 1º ano e renovação das senhas dos alunos de 2º e 3º ano que se fizeram necessários.

– Realizou-se um Minicurso de Informática Básica, no horário do contra turno escolar, para os alunos de 1º ano que se inscreveram no projeto com o objetivo de mostrar como funcionam as ferramentas de texto, planilha e slides do Broffice e como se opera uma máquina com o sistema LINUX, de uma forma simplificada mais que apresentasse bom proveito.


– Oficina Thinkquest: oficina feita com os alunos de 1º ano para apresentá-los o ambiente educacional do Thinkquest, mostrando suas ferramentas, funções e o que este pode ser útil no cotidiano do aluno dentro e fora da escola.


– Eleições do Grêmio Estudantil. Foi realizada uma votação utilizando o ambiente Thinkquest, onde pôde-se ter uma prévia de qual chapa seria eleita e vale ressaltar que os alunos se envolveram bastante.

  

– Projeto intitulado Semana Santa, realizado pela coordenadora do LIE II, Socorro Vasconcelos, com o objetivo de levar os alunos a conhecerem a história dos últimos dias de Jesus, apresentando que a Semana Santa é um dos mais importantes momentos da Igreja Cristã e para mostrar o verdadeiro significado da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.


– No período de abril a junho deste ano, professores da Escola Júlio França realizaram o curso de Elaboração de Projetos através do ambiente E-Proinfo, ministrado pela coordenadora do LIE I, Janaélya Queiroz Onorato.


– Projeto inclusão digital para auxiliares de serviços gerais e cantina, ministrado pela coordenadora do LIE II, Socorro Vasconcelos, com o objetivo de propiciar o processo de inclusão digital de modo a permitir o uso inicial de tecnologias informatizadas nos processos educacionais pelos auxiliares de serviço e cantina da Escola Júlio França.


– Inscrição de todos os alunos de 3º ano no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no curso O Povo no Enem com a realização de simulados online para que estes pudessem ter um melhor desempenho no exame.



– Projeto Informática e Jogos no Ensino da Matemática, desenvolvido pela coordenadora do LIE II, Socorro Vasconcelos, com o objetivo de trabalhar com jogos por meio de mídias, para que haja interação com um recurso facilitador de aprendizagem, permitindo relacionar as aquisições em outros contextos e favorecendo a construção de novos significados, levando os alunos a colocar em jogo os conhecimentos de que dispõem para superar as situações desafiadoras do cotidiano.

– Projeto Lendo e Escrevendo com as TICs, desenvolvido pelas coordenadoras dos Laboratórios de Informática, Janaélya Onorato e Socorro Vasconcelos, para os alunos de 1º ano com o objetivo de motivar os alunos para o hábito da leitura e produção textual utilizando as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e o ambiente Thinkquest para auxiliar nesse processo.

 
– Projeto 8ª Semana de Poesia da TV Escola, organizado pelas coordenadoras dos LIEs com apoio do Centro de Multimeios, realizado nos intervalos de lanche e almoço com o objetivo de falar da poesia em sua essência, apresentando poetas ilustres e incentivando os alunos para o hábito da leitura e criação de poesias, através de palestras feitas por poetas e ex-professores da cidade de Bela Cruz.


– Apoio à realização do curso Ensiando e Aprendendo com as TICs feito por professores da escola e ministrado pelo coordenador do LIE da Escola Estadual Marieta Santos, Fabiano Araújo, como forma de capacitar os professores para com o uso das TICs em suas aulas.

 
– Durante todo o ano letivo os professores fizeram uso do ambiente Thinkquest, de softwares online e offline, DVDs da TV escola, jogos online e offline, em suas aulas de forma que pudessem torná-las mais atrativas, dinânmicas e sem fugir do foco: o aprendizado dos educandos.
  
– Participação nos planejamentos por área, levando informações, promovendo oficinas para com o uso das TICs em sala de aula, colaborando com o processo de ensino e aprendizado dos alunos.


  
– E essas foram as principais ações desenvolvidas pelos LIEs para auxiliar no processo de ensino e aprendizado dos alunos durante o ano de 2011.




Atividade Realizadas no Ano de 2012

Confira as ações realizadas pelos Laboratórios de Informática Educativa (LIEs) da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França.

No decorrer deste ano de 2012, as coordenadoras dos Laboratórios de Informática Educativa, Maria Carla Morais Vasconcelos e Maria do Socorro Vasconcelos, desenvolveram diversos projetos e ações para auxiliar alunos e professores no processo de ensino e aprendizado.

THINKQUEST

Renovação das senhas dos alunos de 2º e 3º anos e professores, cadastro dos alunos de 1º ano e professores novatos. Minicurso para os alunos novatos sobre como utilizar o Thinkquest.



PROJETOS



No Dia Internacional da Mulher o LIE juntamente com o Centro de Multimeios desenvolveram uma ação intitulada "De Mulher para Mulher" para homenagear todas as mulheres da EEEP Júlio França. O momento contou com a participação de algumas cabeleireiras da cidade de Bela Cruz, dando dicas de como cuidar dos cabelos, uma maquiadora que demonstrou em algumas alunas tipos de  maquiagem para diversas ocasiões, contamos também com uma palestra com a Coordenadora de Curso Arilene Lins que falou um pouco sobre a saúde da mulher. A homenagem foi finalizada com sorteios de produtos de beleza e cortes de cabelo  patrocinados pelo salão de beleza GIZÉLIA.


Projeto: Monitoria nos LIEs


Tendo em vista que os Laboratórios de informática são muito utilizados pelos alunos no intervalo do almoço e os mesmos precisão de acompanhamento para realização de suas pesquisas, verificou-se a necessidade de preparar alunos monitores para que possam auxiliar os mesmos juntamente com os coordenadores dos LIEs. A escolha foi realizada das seguintes formas:
  • Inscrição dos alunos para o projeto através de uma ficha de inscriçõ disponibilizada no ambiente thinkquest.
  • Prova prática seguida de uma entrevista com a coordenadora do LIE e diretora da escola.
Alunos Selecionados


Paulo Sérgio - Turma: 1º Enfermagem
      
Francisco Fraklin - Turma: 1º Redes
Emanuel - Turma 1º Fruticultura


PROJETO: Lendo e escrevendo com as TICs (Interação Literária)
 PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º Ano do Curso Técnico em Fruticultura
Sabe-se que um dos principais problemas na educação atual é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesamas de toda a categoria docente. Com o intuito de melhorar a proficiência destes alunos, as coordenadoras dos LIEs juntamente com o Centro de Multimeios da EEEP Júlio França resolveram desenvolver atividades de leitura e escrita com os alunos do 1º ano do curso técnico em Fruticultura utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Peíodo de realização: junho a novembro
 
          
Projeto: Pais e Alunos fazendo uso das tecnologias

Sabendo da grande importância da participação dos pais na vida escolar dos educandos principalmente quando se trata da informação envolvendo as TIC's o Laboratório de Informática da EEEP Júlio França oportuniza aos pais em parceria com os educandos, aulas de informatização para que eles tenham um conhecimento básico de como utilizar as tecnologias para garantirem um melhor acompanhamento nas atividades de seus filhos.
Data de início:  10/05/12  a  28/06/12
1º Encontro -  Dia 10 de maio


Ações apoiadas pelas coordenadoras dos LIEs

Recepção dos alunos

Organização e apresentação dos LIEs aos alunos novatos


Comemoração ao dia das mães 

OBA ( Olimpíada Brasileira de Física e Astronomia)

Gincana de Biologia


1ª Jornada do Meio Ambiente
                             Captação de Estágio dos Cursos técnicos em Informática Enfermagem

Inscrição dos alunos do 3º Ano no ENEM 2012




Simulado do ENEM pela revista Veja no dia 23 de junho


 CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL: LINUX EDUCACIONAL (40h)

Este curso tem como objetivo contribuir para a inclusão digital dos profissionais da educação, você professor e você gestor, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica. 
O Curso de Introdução à Educação Digital (40h) foi iniciado no dia 09 de Maio de 2012 com 10 professores e um auxilar de serviço.
                                                      
Unidades I e II 
2º Encontro - Unidade III e IV

3º Encontro - Unidade V

4º Encontro - Unidades VI e VII

 5º Encontro - Unidade  VIII

Atividade Realizadas no Ano de 2013

Confira as ações realizadas pelos Laboratórios de Informática Educativa (LIE's) da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França.
No decorrer deste ano de 2013, as coordenadoras dos Laboratórios de Informática Educativa, Maria Carla Morais Vasconcelos e Maria do Socorro Vasconcelos, desenvolveram diversos projetos e ações para auxiliar alunos e professores no processo de ensino e aprendizado.


Semana Pedagógica


Recepção dos alunos nos LIEs

Os LIE's da EEEP Júlio França realizaram oficinas sobre como se cadastrar no G-mail e como se conectar com segurança com alunos de 1ª, 2ª e 3ª Séries da EEEP Júlio França.


      
Homenagem ao dia Internacional da Mulher

O Laboratório de Informática Educativa juntamente com a sala de Leitura da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França realizou no dia oito de março do ano em curso, uma homenagem às mulheres da nossa escola. O ciclo de atividades foi iniciado com a recepção por meio da mensagem “Mulher, raio de luz que faz o amor brilhar” de autoria do aluno do 2º Enfermagem, Samuel Furtuoso, vencedor do concurso de frases. Na sequência, a convidada Ana Camila (Assistente Social do Município) fez uma palestra para o nosso público enfatizando a necessidade do autorrespeito e do papel da mulher na sociedade atual. Além disso, sorteio de brindes foram feitos para as nossas alunas com vistas a agraciá-las pelo Dia Internacional da Mulher. Somaram-se a essas práticas a realização do desfile “Miss Júlio França” onde cada turma escolheu uma representante para participar, sendo vencedora a aluna do 1º Ano do Curso Técnico em Redes de Computadores Islane Araújo Monteiro.



Parabéns, Mulheres! Muito mais do que festas, reflexões, posicionamentos conscientes , ações!


Visitação dos Pais aos LIEs


A Escola Estadual Júlio França realizou no dia 03 de abril de 2013 mais uma reunião de pais e mestres para discutir assuntos que visão a melhoria da aprendizagem dos educandos. Assuntos discutidos: Experiência exitosa - 3º Ano Fruticultura; Repasse da reunião de alinhamento com os alunos; Divulgação do Projeto Pais, Presente!; Lista de atividades; Visita aos ambientes educativos da escola; Assembléia de pais para coleta de informações para a reunião de Conselho de Classe.
                                 

                                                                                                 Fonte: LIEs
                                                                          Fonte: LIEs
                                                                                                  Fonte: LIEs

Projeto: Pais e Alunos fazendo uso das tecnologias no ambiente escolar

JUSTIFICATIVA
Sabendo da grande importância da participação dos pais na vida escolar dos educandos principalmente quando se trata da informação envolvendo as Tecnologias da Informação (TIC's) o Laboratório de Informática da EEEP Júlio França oportuniza aos pais em parceria com os educandos, aulas de informatização para que eles tenham um conhecimento básico de como utilizar as tecnologias para garantirem um melhor acompanhamento nas atividades escolares de seus filhos.

OBJETIVO GERAL
Promover um espaço onde os pais possam aprender a utilizar as ferramentas tecnológicas para melhor interação com seus filhos.

OBJETIVOS EPECÍFICOS
Aproximação dos pais com o ambiente escolar;


• Utilização dos recursos midiáticos e das novas tecnologias.


• Reconhecimento dos pais como parte integrante e importante no funcionamento da escola.



METODOLOGIA
* Inscrição dos pais que desejarem participar do curso;
* Digitação e formatação de textos;
* Produção de slides;
* Acesso a internet para pesquisas;
* Integração nas redes sociais.

CRONOGRAMA
DESENVOLVIMENTO
DATA
RESPONSÁVEL
Inscrição
28 e 29 de maio
Coordenadoras do LIEs
Análise das Fichas
30 de maio
Coordenadoras do LIEs
Inicio das aulas
04 de junho
Coordenadoras do LIEs
Encerramento do projeto
29 de agosto
Coordenadoras do LIEs
Premiação do pai e/ ou mãe destaque.
No mês de dezembro no aniversário da escola
Coordenadoras do LIEs


RECURSOS UTILIZADOS
* Computadores;
* Multimídia;
* Papel;
* Vídeo.

AVALIAÇÃO
Ao final do curso verificar se houve maior interação dos pais com os filhos nas atividades escolares.


Anexos
FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome Completo:
RG: CPF:
Nome do Filho(a):
Telefone: E-mail:
Você utiliza o computador com regularidade/ Descreva sua experiência no uso do computador.
( ) Sim
( ) Não
( ) Às vezes
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________


Por que você gostaria de participar deste curso?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________


Assinatura do responsável:
Data:


Pauta da aula inicial
  • Mensagem de Boas Vindas com o vídeo  "Acredite em Você - Auto Motivação LINK: Mensagem
  • Aprendendo a usar o mouse Plataforma do Curso
Recepção dos pais ao 1º dia do curso
Recepção dos pais ao 1º dia do curso
Recepção dos pais ao 1º dia do curso
 Aprendendo sobre o computador
Trabalhando com o writer
Apoio dos alunos do 3º ano Iinformática e do monitor do LIE 

Apoio dos alunos do 3º Ano Informática e dos monitores do LIE
Os LIES da Escola Estadual de Educação profissional Júlio França, abrem as portas para os alunos do projeto Pro Jovem e auxilia na prática da informática básica e criação de e-mail para os alunos.








Inscrição no Curso Direitos humanos e Geração da Paz


                                                                    Inscrição no curso
                                                                  Inscrição no curso
                                                                  Entrega dos módulos
                                                                Entrega dos módulos
                                                                Entrega dos módulos
                                                                Entrega dos módulos
   Entrega dos módulos
                                                               Estudo dos módulos
                                                                    Estudo dos módulos
                                                                Estudo dos módulos
  Estudo dos módulos

Realização de Simulados  durante o intervalo para o almoço nos  LIEs.
Com o objetivo de preparar cada vez mais os alunos para as avaliações internas e externas, os LIEs da EEEP Júlio França disponibiliza aos educandos simulados onlines  nas áreas de Lingua Portuguesa e Matemática.

Aluno - 1º Contabilidade e 2º Redes
Alunos - 2º Fruticultura e 3º Informática
Aluno do 2º Fruticultura

Alunos do 1º Contabilidade

Alunos do 1º Contabilidade

Alunos do 1º Contabilidade

Alunos do 1º Contabilidade

Alunos do 1º Contabilidade

Alunos do 1º Contabilidade

Alunos do 1º Contabilidade

Alunos do 1º Contabilidade
A Professora de Sociologia Andrea Morais, com apoio dos LIE' s criou um  formulário digital no Google drive para revisar com os alunos de 2ª Série os conteúdos estudados no 1º bimestre.

  Inscrições do alunos de 2ª e 3ª série no ENEM 2013
Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer. [Eleanor Roosevelt]





1º Simulado GEEKIE
O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo.
E para dar execução a esse Game educativo os LIEs da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França dar seu total apoi auxiliando os educandos na realização dos simulados.


2º Simulado Geekiee game




Competição de Jogos
Jogo de raciocíneo - offiline
 Jogo de raciocíneo - offiline
Jogo de raciocíneo - offiline
 Jogo de raciocíneo - offiline
 Jogo de raciocíneo - offiline
 
Jogo de raciocíneo - offiline
                                                          Jogo de raciocíneo - offiline

Alunos da EEEP Júlio França fazendo a 1ª fase da OBAP - 06/08/2013
1ª fase (virtual – classificatória) de 05/08/2013 a 09/08/2013: 20 (vinte) questões de múltipla escolha nas áreas descritas no conteúdo programático, cujo valor total será de 2 pontos (20%).
A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais de todo Brasil.
A OBAP visa estimular o ingresso de jovens do ensino médio e técnico nas carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e da inovação em agropecuária, aplicação de conhecimentos científicos, enfrentamento de situações desafiadoras e cooperação entre os envolvidos na Olimpíada. Consequentemente, espera-se motivar a participação dos discentes em atividades de iniciação científica, desenvolvimento regional e produção de inovações tecnológicas retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico.

Simulado ENEM

10ª  Semana de Poesia da TV ESCOLA

A Semana de Poesia da TV Escola está completando 10 anos. E os LIE's da EEEP Júlio França nesse período, aproveita para incentivar o surgimento de novos escritores e leitores. Durante a semana do dia 23 a 27 de Setembro , os alunos homenagearão o grande poeta Vinicius de Moraes, que estaria completando 100 anos.
A cada dia da semana, de segunda à sexta-feira, à partir das 12:30h, será exibido vídeos com poemas autorais que foram produzidos durante as aulas de Informática Básica, encenações das obras do autor, paródias cantadas e declamações de poemas. No momento o Círculos de Leitura da E.E.E.P Júlio França fará a abertura da semana falando sobre a vida e Obras de Vinicius.
CRONOGRAMA

Dia
Atividades realizadas
Responsáveis
Segunda-feira – 23/09
- Recitação de Poesia;
- Vídeos produzidos pelos alunos dos 1º Anos Fruticultura e Contabilidade para o CONCURSO PEQUENOS LEITORES FUTUROS POETAS. De acordo com o pensamento do autor "Arte não é só "fazer": é também esperar. Quando o veio seca, nada melhor para o artista que oferecer a face aos ventos, e viver, pois só da vida lhe poderão advir novos motivos para criar."
- Conhecer um pouco da Vida e obra de Vinicius de Moraes. Local: Laboratórios de Informática Educativa, através de e- books.
- 3ª Fruticultura
- Coordenadoras dos LIE's;



Terça-feira – 24/09
- Coreografia
- Vida e Obra de Vinicius de Moraes
- 3º Informática;
- Círculo de Leitura.
Quarta-feira – 25/09
- Poemas e contos;
- Paródia.
- 2º Redes;
- 1º redes
Quinta-feira – 26/09
- Mural;
- Músicas.
- 2º Fruticultura
- 2º Enfermagem
Sexta-feira – 27/09
- Dramatizações.
- 3º Enfermagem e 1º Fruticultura.

                     
10ª Semana da TV Escola - E nossa escola está participando.
Galera vamos acessar aí os vídeos escolhidos de nossa escola e compartilhar o quanto puder.
1. Vídeo mais acessado - O vídeo mais acessado receberá a equipe da TV Escola para uma reportagem especial, que será exibida no quadro TV ESCOLA NA ESTRADA, durante a 10ª Semana de Poesia.

































                   Videos produzidos
http://www.youtube.com/watch?v=YTo85mpRW88
https://www.youtube.com/watch?v=r-o1lr5dRLk
https://www.youtube.com/watch?v=o5xOoMcPICk
https://www.youtube.com/watch?v=iVFvan0Gnqs
https://www.youtube.com/watch?v=RPmbL6sitsY


"Geekie Games"
O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo. A plataforma inclui testes para o estudante treinar seus conhecimentos, aulas on-line e, de 9 a 16 de outubro, um simulado feito nos mesmos moldes do Enem.As questões usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade
Atendimento noturno nos LIE's  para pesquisas


Rumo à Universidade: portal que oferece um novo olhar sobre a sala de aula. Aqui na escola Júlio França os alunos já estão todos cadastrados e acessando


Atenção alunos da EEEP Júlio França, o edital do vestibular da UVA já está aberto, os alunos interessados em fazer sua inscrição hoje terça à partir das 19:00h o Laboratório de Informática da escola estará disponível.
Os alunos da EEEP Júlio França acessando o site descomplica e assistindo as vídeo-aulas coordenados pelas coordenadoras dos  Laboratórios de Informática da escola.

Recepção dos Laboratórios de Informática aos alunos novatos através de vídeo.

Apoio das coordenadoras dos LIES no dia "E" do ENEM

Mobilização na realização do ENEM 2013



Retrospectiva 2013 

Fevereiro


Apoio dos LIEI's na inscrição dos alunos no SISU e Prouni


Apoio dos LIEI's  na recepção dos alunos Novatos e veteranos 

No dia 03 de fevereiro de 2014, deu–se início a mais um ano letivo e a Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França recebe seus alunos com muito carinho. Logo na entrada, nossos alunos foram recepcionados pelos professores, núcleo gestor e uma representação de alunos com uma mensagem de boas vindas. Em seguida os alunos foram conduzidos para a quadra poli-esportiva da escola, para alguns informes. Logo depois os alunos de 2ª e 3ª Série seguiram para sala de aula e os de 1ª Série continuaram com atividades de integração organizadas pelos alunos veteranos


PROJETO: ALUNO MONITOR DOS LIEs

Justificativa:
Tendo em vista que a EEEP Júlio França dispõe de laboratórios de informática educativa em pleno funcionamento e que contam com professores coordenadores para atuarem pedagogicamente nestes laboratórios, verificou-se a necessidade de preparar alunos para que possam auxiliar estes
Professores no desenvolvimento de projetos e aulas ministradas no laboratório de informática e na formação pessoal dentro dos recursos tecnológicos.

Objetivo Geral:
Formara alunos para interagirem com as novas tecnologias, visando a aquisição de conhecimentos sobre o uso de recursos de informática para exercer a função de aluno monitor, visando a sua formação pessoal e profissional como também para auxiliar os professores nas atividades realizadas nos laboratórios de informática

Objetivos Específicos:
exploração e conhecimentos dos recurso tecnológicos disponíveis para uso na escola;
fortalecer a autoestima do aluno, proporcionando a formação de um cidadão participativo e envolvido com as mudanças socioculturais e tecnológicas da sociedade;
Oportunizar a troca de experiências do professor articulador e o aluno monitor;
Acolher os interesses dos estudantes para que se sintam comprometidos e envolvidos cada vez mais com a escola.
- Auxiliar os alunos durante suas pesquisas no horário extra.

Papel do Aluno Monitor:
Utilizar os recursos tecnológicos disponibilizados na escola e juntamente com o professor incentivar os colegas a utilizarem os recursos tecnológicos, viabilizando o projeto de informática na escola.

Metodologia:
Seleção dos alunos através de uma prova prática e escrita, continuando com um curso de formação que será realizado na própria escola com assessoramento e material impresso. O curso acontecerá em 12 encontros de 2horas cada, através de atividades teóricas e práticas desenvolvidas no laboratório da escola

Metodologia:
Seleção dos alunos através de uma prova prática e escrita, continuando com um curso de formação que será realizado na própria escola com assessoramento e material impresso. O curso acontecerá em 12 encontros de 2horas cada, através de atividadesteóricas e práticas desenvolvidas no laboratório da escola.
Critérios para seleção de Monitores:
Ser aluno da escola e preferencialmente possuir idade igual ou superior a 12 anos;
Ter autorização dos pais para atuarem no laboratório de informática, fora do seu horário de aulas;
Ter disponibilidade de horário;
Possuir conhecimento na área de informática;
Ter bom desempenho escolar;
Ter iniciativa, responsabilidade, dinamismo, liderança, tolerância, assiduidade e pontualidade.
Conhecimento de uso de computadores, data show, Pen-drive e câmera digital;
Sistema Operacional Linux Educacional;
Open – Office;
Planilha de cálculos;
Impress;
Recursos do Edubar e Internet;
Criação de Blog;
Projetos de aprendizagem em ambientes informatizados;
Conversão de músicas e vídeos

Avaliação:
A avaliação será realizada no decorrer do curso pelo professor articulador, através da observação direta da prática cotidiana do desempenho dos alunos.


Alunos Monitores




Laboratórios de Informática realizam oficina 
sobre o Concurso da TV Escola 

As professoras coordenadoras dos LIE’s Maria Carla Morais Vasconcelos e Maria do Socorro Vasconcelos Nascimento da EEEP Júlio França realizaram juntamente com os professores Marcos Robson de Araújo e Manoel Freitas Sena realizaram no dia quatro de fevereiro do corrente ano, um encontro com os alunos da referida escola, no intuito de trabalhar o Concurso da TV Escola que tem como tema: ESPORTE PARA TODOS: MEU ROTEIRO DE INCLUSÃO.
O concurso consiste na elaboração de roteiros e posterior produção de um vídeo em formato de curta-metragem, visando a estimular a produção escrita e audiovisual dos jovens. Fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, e aproximá-los das indústrias criativas, neste caso, o cinema e a televisão.
No momento, foi apresentado aos alunos:
* Regulamento do concurso;
* O que é um gênero textual;
* Dicas de como fazer um roteiro;

No final da oficina, foram distribuídas as equipes de trabalho.

Laboratórios de Informática da EEEP Júlio França realizam oficina  sobre Planilhas Eletrônicas - Calc e Excel.


As professoras coordenadoras dos LIE’s Maria Carla Morais Vasconcelos e Maria do Socorro Vasconcelos Nascimento da EEEP Júlio França realizaram nesta quinta feira, dia treze de fevereiro do corrente ano, uma oficina sobre Planilhas Eletrônicas para os alunos do 3º Ano do Curso Técnico em Fruticultura. Visto que, ao chegarem no 3º Ano os alunos iniciam seus estágios e, precisam ter bastante prática com as planilhas eletrônicas.
No decorrer da oficina os alunos criaram tabelas, fizeram cálculos e no final criaram gráficos.
Que venham os estágios. 

 Exercício no Writer http://www.questionwritertracker.com/quiz/13221/PF2TGJNR.htm


Reunião de alinhamento
Foi realizada, nesta segunda-feira, dia 24 de fevereiro de 2014, a primeira reunião do ano para alinhamento das ações pedagógicas e administrativas da EEEP Júlio França. Esses encontros acontecem quinzenalmente e todos que participam compõem o corpo docente e administrativo da referida unidade de ensino. 

A Professora de Sociologia Andrea Morais, com apoio dos LIE' s criou um  formulário digital no Google drive para revisar com os alunos de 2ª Série os conteúdos estudados no 1º bimestre.

Participação das Coordenadoras dos LIE's nos Planejamentos
Oficina sobre o PREZE















Oficinas sobre o ENEM







http://penofuturo.anhanguera.com/aluno/teste-de-orientacao-profissional




Twitter Facebook Diretor de Turma Rumo à Universidade Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons
Downloaded from Free Website Templates