Twitter

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

3º Ano Informática

Mascote - CUMBA

                                             



O nosso mascote é uma abelha africana chamada CUMBA que recebeu esse nome por significar força e valentia, fazendo um paralelo com o povo africano que veio até o Brasil escravizado, e mesmo assim mostraram sua força não deixando suas raízes culturais morrerem, apesar de toda repressão portuguesa conta suas origens, de toda a separação ideológica de valores, a valentia do povo africano prevaleceu nos deixando uma rica e diversa herança cultural.
As abelhas africanas ( Apis mellifera suctellata) são muito temidas, ao contrário de suas irmãs europeias que muito mais mansas e fáceis de domesticar. Acredita - se que o modo agressivo como os nativos africanos retiravam o mel, ateando fogo nas colônias, teria provocado a formação de um espírito tão guerreiro na espécie. As abelhas africanas ficarão tão preparadas para a autodefesa que percebem vibrações no ar a 30 metros de distância e já se sentem ameaçadas quando alguém chega a menos de 15 metros da colmeia. Quando atacam, podem perseguir sua vítima por mais de 1 quilômetro.
No Brasil elas chegaram em 1956, trazidas pelo agrônomo paulista Warwick Estevan Kerr, que queria melhorar a produção de mel - mais resistente a doenças, a africana é a mais eficiente. Kerr trouxe 51 rainhas para o interior de São Paulo. Dois anos depois, um técnico deixou, por descuido, que algumas escapassem da colônia experimental. Desde então, elas espalharam tanto seus gênesis que cerca de 90% hoje, das abelhas do pais são descendente do cruzamento dessa espécie com a européia.    
A bola representa o esporte, e dentro dela um símbolo chamado pentagrama ou pentáculo que é usado na religião candomblé, que tem vários devotos brasileiros, o símbolo representa a Natureza e seus Elementos ( Água, Fogo, e Ar ). Representa também os cinco sentidos com os quais o homem se comunica com o mundo.
O maior objetivo desse da criação desse mascote é mostrar a garra, força e valentia do povo africano que deixou uma verdadeira identidade cultural para o Brasil, em todos os ramos desde a religião, a dança, a culinária  e até mesmo seus animais. E mostrar que o negro sempre quis desde a época da escravidão uma vida de PAZ.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Diretor de Turma Rumo à Universidade Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons
Downloaded from Free Website Templates